Air France, voo 447

1.º/6

O Estado de S.Paulo

27 de dezembro de 2009 | 00h10

Um Airbus da companhia francesa que partiu do Rio de Janeiro para Paris cai no Oceano Atlântico, deixando 228 mortos. De acordo com a Polícia Federal, Instituto de Medicina Legal e Secretaria de Defesa Social, 50 corpos foram resgatados. A caixa-preta do avião não foi encontrada, o que impossibilitou a descoberta das causas reais do acidente.

Na surdina

10/6

O Estado revela que o Senado emitiu mais de 300 atos secretos - sem nenhum tipo de publicação oficial - para criar cargos e nomear parentes de políticos. Descobriu-se que esses boletins sigilosos envolviam aliados do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). "A crise é do Senado, não minha", disse Sarney seis dias depois. Ele considerou uma "injustiça" ser julgado por seus pares do Senado e avisou que não iria renunciar. Acuado politicamente, atendeu a recomendação do Ministério Público e anulou, em 13 de julho, os 663 atos secretos, determinando o "integral ressarcimento" aos cofres públicos do que foi pago indevidamente por causa desses boletins.

Olha o Enem, freguesia!

1.º/10

Um funcionário de uma empresa terceirizada da Gráfica Plural, encarregada de imprimir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenta vender a repórter do Estado uma cópia da prova por R$ 500 mil. Três funcionários do consórcio Connasel, encarregado de conferir e embalar os testes, foram indiciados pela Polícia Federal sob suspeita de envolvimento no vazamento. A quebra do sigilo fez com que o Ministério da Educação cancelasse a prova. Numa segunda convocação, o Enem teve o maior índice de abstenção de sua história: 37,7% dos inscritos não compareceram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

Tesouro em chamas

17/10

Pelo menos mil trabalhos do artista plástico brasileiro Hélio Oiticica, cerca de 90% de sua obra, são destruídos em um incêndio na casa da família do artista, no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro. O irmão de Hélio, César Oiticica, não tinha seguro das obras e calculou o prejuízo em US$ 200 milhões.

E fez-se a escuridão

10/11

Um apagão elétrico deixa 18 Estados brasileiros às escuras por períodos que, em alguns casos, superaram duas horas. O problema foi atribuído a fortes chuvas na região de Itaberá, no interior de São Paulo. O temporal teria provocado a queda de linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.