Assim é, se lhe parece!

Não sei o que lhes pareceu o ataque da cavalaria do Distrito Federal aos manifestantes do movimento "Fora Arruda" em Brasília - eu, pelo menos, não via nada igual desde a Batalha do Avaí, na Guerra do Paraguai, retratada em obra-prima do pintor Pedro Américo, exposta no Museu Nacional de Belas Artes. Depois que o Lula disse que "as imagens não falam por si", cada um vê o que quer no noticiário da TV. O comando da PM viu na pancadaria uma reação natural à "turba" para garantir "o direito de ir e vir da população".

Tutty Vasques, O Estado de S.Paulo

13 de dezembro de 2009 | 02h03

"Cada um vê o que quer", já dizia no início do século passado o dramaturgo italiano Luigi Pirandello para brincar com a "ótica conveniente" e a "farsa filosófica" de seus personagens, cada dia mais atuais entre nós. Se Barack Obama defendeu a guerra no Prêmio Nobel da Paz e Gilberto Kassab viu "aspectos positivos" no temporal que matou oito e infernizou a vida da cidade, assim é, se lhes parece. Vocês viram o José Roberto Arruda sair pela porta dos fundos do DEM com discurso de paraninfo da faculdade de direito? Parecia um professor emocionado na formatura de seus alunos.

A verdade é quase um detalhe numa época em que, diz o noticiário, o rapper Mano Brown fechou contrato com a Nike, o vanguardista Tunga está pintando aquarelas delicadas, Seu Jorge anda cantando Michael Jackson, Ronaldinho Gaúcho foi eleito melhor jogador da década e Fernando Collor está participando da Conferência do Clima. Só falta o José Serra quebrar a cara do Schwarzenegger no encontro que terão esta semana em Copenhague.

Pura provocação

O jogador Richarlyson, ícone da fama tricolor paulista, fez um incrível aplique de fios longos cacheados num cabeleireiro de Bauru. "Fiz para elevar a autoestima." Ah, bom!

Já era!

Se o seu namorado ficou triste com a notícia da morte do ator que fazia o Bat Masterson na série americana de TV, faz o seguinte: arruma outro cara mais jovem, vai!

Presa fácil

Até a águia da Portela já percebeu: Petkovic está feito pinto no lixo. Um dia na escola de samba, outro no funk. O sérvio já é mais carioca que o Zeca Pagodinho. Repara só!

Coleção nova

Carlos Minc desembarca hoje em Copenhague prometendo fazer bonito na Conferência do Clima. Tomara que não impliquem na alfândega com a quantidade de coletes que o ministro carrega na bagagem.

Encalhada é a...

Uma ação entre amigos de Fernanda Young tenta combater insinuações de que a Playboy dela teria encalhado. Só o Marcelo Tas comprou ontem um lote com 200 revistas.

Upgrade

Fernandinho Beira-Mar vai fazer prova do Enem mirando a carreira de advogado. Ou seja, quer mudar de vida sem trocar de ramo.

Uniforme

O que tinha de terno Armani na festa do Prêmio Craque do Brasileirão, francamente, a grife italiana já é mais popular entre craques do que a Nike e a Adidas.

Livre escolha

Nem todas são iguais! Tem mulher da geração da ministra Dilma que desistiria da política se tivesse que escolher entre Michel Temer e Edison Lobão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.