Em resumo

O que passou

O Estado de S.Paulo

01 de novembro de 2009 | 01h59

ELEIÇÕES NO URUGUAI TERÃO SEGUNDO TURNO

Os uruguaios voltarão às urnas para escolher seu novo presidente no dia 29/11. O ex-guerrilheiro José Pepe Mujica, da Frente Ampla, enfrentará o ex-presidente Luis Alberto Lacalle, do opositor Partido Nacional, em um segundo turno eleitoral. No primeiro turno, realizado no domingo passado, Mujica obteve 47,% dos votos, enquanto Lacalle recebeu 28,5%.

SENADO APROVA ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul. A adesão formal do país no bloco ainda será decidida pelo plenário do Senado, esta semana. Entre os países membros do Mercosul, a adesão da Venezuela já foi aprovada por Argentina e Uruguai, mas o protocolo ainda precisa ser referendado pelo Paraguai, que adiou a decisão para 2010.

PF CULPA PILOTOS PELO ACIDENTE DO VOO DA TAM

O relatório da Polícia Federal sobre o acidente no voo 3054 da TAM em julho de 2007 responsabiliza os pilotos Kleyber Lima e Henrique Stefanini di Sacco. As conclusões se baseiam nos depoimentos de 39 testemunhas - entre funcionários e autoridades do setor aéreo - ouvidas ao longo de dois anos e dois meses de investigação. Também tomam por base os laudos produzidos por peritos do Instituto Nacional de Criminalística, que apontaram a operação incorreta dos manetes como fator determinante para o acidente, que causou 199 mortes.

HONDURAS DENUNCIA O BRASIL NA CORTE DE HAIA

O governo de facto de Honduras entrará com uma denúncia contra o Brasil na Corte Internacional de Justiça, de Haia, por "ingerência" em seus assuntos internos. A violação da lei internacional teria sido cometida pelo Brasil ao permitir que o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, fizesse pronunciamentos políticos de dentro da embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde está "hospedado", na definição do Itamaraty, desde que retornou ao país.

No dia seguinte, as comissões negociadoras da crise política em Honduras chegaram a um acordo que abre as portas para o retorno de Zelaya ao poder. O governo de facto, liderado por Roberto Micheletti, aceitou que fique com o Congresso a decisão final sobre essa restituição.

ELETRODOMÉSTICOS TERÃO "IPI VERDE"

O governo anuncia a renovação parcial do IPI reduzido sobre produtos de linha branca, mas apenas para os "ecologicamente corretos", com baixo consumo de energia. O "IPI verde" é a primeira medida tributária do governo com viés ambiental.

ÍNDIOS ENCONTRAM AVIÃO DA FAB DESAPARECIDO

Índios da tribo matis encontraram o avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Os índios notificaram à Funai sobre a aeronave C-98 Caravan, desaparecida dia 29 durante um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Tabatinga (AM). Na sexta-feira, a FAB confirmou que foram encontrados 9 sobreviventes dos 11 ocupantes do avião.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.