O que passou

EUA REDUZEM RESTRIÇÕES A CUBA

O Estado de S.Paulo

14 de março de 2009 | 22h14

O Senado dos Estados Unidos aprova projeto que atenua as regras para viagens e comércio com Cuba. A medida, aprovada na Câmara dos Representantes em fevereiro, deve entrar em vigor após a sanção do presidente, Barack Obama - que já disse ser favorável à flexibilização das relações com a ilha. O pacote permite que cubano-americanos visitem a ilha uma vez por ano e não apenas a cada três anos. Além disso, o texto aumenta o limite para os gastos desses visitantes. O projeto também reduz restrições na venda de alimentos e remédios para Cuba. Havana não vai precisar pagar adiantado pela mercadoria que recebe dos Estados Unidos.

BC FAZ MAIOR CORTE DE JUROS DESDE 2003

O Comitê de Política Monetária reduz a taxa básica de juros em 1,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. A decisão foi motivada pela queda de 3,6% do Produto Interno Bruto no último trimestre de 2008 em relação ao período anterior e pela produção industrial de janeiro. Um corte dessa magnitude ocorreu pela última vez em novembro de 2003. O movimento abre caminho para que a taxa brasileira, uma das maiores do mundo, caia ainda este ano para um dígito.

PF PRENDE 72 POR TRÁFICO DE ANIMAIS

Uma quadrilha acusada de atuar no Brasil e no exterior e comercializar 500 mil animais por ano é desmantelada pela Polícia Federal. A ação, batizada de Operação Oxóssi, mobilizou 450 agentes que prenderam caçadores, policiais militares e vendedores de animais em nove Estados. Estima-se que o grupo faturasse R$ 20 milhões por ano. Os bichos eram escondidos em caixas, casacos e tubos de PVC. Rio e Bahia eram as principais portas de saída.

JOVEM ALEMÃO MATA 15 E SE SUICIDA

Um adolescente de 17 anos atira em 15 pessoas em Winnenden, Alemanha, e comete suicídio em seguida. Usando roupa preta, Tim Kretschmer invadiu a Escola Albertville, onde havia estudado, e matou nove alunos e três professores. Na fuga, matou outras três pessoas e sequestrou um motorista. A perseguição envolveu 700 policiais, carros e quatro helicópteros. O atirador havia iniciado um tratamento contra depressão em 2008, mas largou as sessões psiquiátricas. O massacre é o segundo do gênero no país em sete anos.

PAI ROUBA AVIÃO E MORRE COM A FILHA

Suspeito de ter cometido um estupro, o desempregado Kleber Barbosa da Silva sequestra a filha de 5 anos, rouba um avião monomotor (foto) e o derruba propositalmente no estacionamento de um dos principais shopping centers de Goiânia. Silva tinha dito que faria um voo panorâmico com a filha. Porém, quando o piloto iniciou o taxiamento na pista, Silva sacou uma arma e mandou que ele parasse o avião. Segundo a polícia, o pai chegou a avisar, em contatos realizados pelo rádio do monomotor, que iria se matar. O avião bateu em duas árvores e danificou 23 carros. Nenhum pedestre ficou ferido. Horas antes da queda, Silva agrediu sua mulher, a dona de casa Erica Correia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.