O que passou

MAIOR OPOSITOR DE CHÁVEZ PEDE ASILO

O Estado de S.Paulo

25 de abril de 2009 | 23h59

O prefeito de Maracaibo, Manuel Rosales, um dos principais líderes da oposição da Venezuela, pede asilo político no Peru. Ele alega que é vítima de perseguição do presidente Hugo Chávez. Segundo o governo, Rosales é acusado de corrupção por não justificar US$ 60 mil incorporados ao seu patrimônio entre 2002 e 2004, período em que era governador de Zulia, Estado petrolífero do país. Cabe ao presidente peruano, Alan García, aceitar ou recusar o pedido. A Justiça da Venezuela e a Interpol emitiram ordem de prisão imediata contra Rosales.

ZUMA É ELEITO NA ÁFRICA DO SUL

O Congresso Nacional Africano, partido que governa há 15 anos a África do Sul, vence as eleições e o candidato Jacob Zuma é o novo presidente do país. Apuradas mais de 90% das urnas, o CNA tinha 66% dos votos. No entanto, a oficialização no cargo vai levar mais algum tempo porque a eleição é indireta. Zuma enfrenta acusações de corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ao assumir, ele terá de atender desde pedidos dos banqueiros até problemas crônicos, como aids, violência e pobreza. A população está cada vez mais impaciente.

ATENTADOS NO IRAQUE MATAM MAIS DE 150

O Iraque tem o segundo dia consecutivo de graves atentados. Foram quatro ataques suicidas contra xiitas, que deixaram pelo menos 150 mortos e centenas de feridos. Na quinta-feira, o país teve seu dia mais violento desde março de 2008. Pressionado, o primeiro-ministro iraquiano, Nurial-Maliki, disse que vai investigar a origem dos ataques. Suspeita-se que sunitas ligados à Al-Qaeda estejam por trás das ações. A carnificina ocorreu depois do vazamento de um relatório do governo indicando que 87 mil iraquianos morreram de forma violenta desde 2005.

GRIPE SUÍNA DEIXA MÉXICO EM ALERTA

Uma epidemia de gripe suína já matou pelo menos 20 pessoas no México. Cerca de mil pessoas internadas apresentavam sintomas da doença e podem estar infectadas. Os Estados Unidos também registraram pelo menos sete casos de infecção. Especialistas estão preocupados com casos ocorridos principalmente na Califórnia e no Texas. Autoridades dos dois países tomaram medidas de emergência para conter o surto. Elas aconselham a população a evitar aglomerações. As escolas da capital mexicana receberam ordem para suspender as aulas. A transmissão da gripe suína entre humanos ocorre por contato direto com uma pessoa infectada e pelo ar. Países da América Latina e Europa também estão adotando medidas preventivas. A Organização Mundial da Saúde ativou o centro de operações global contra epidemias.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.