O que passou

SENADO MONTA OPERAÇÃO ABAFA

O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2009 | 00h59

4/5

Diante das denúncias feitas pelo ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi, e sua mulher, Denise, sobre a existência de um esquema de corrupção nos contratos do Senado, a cúpula da Casa decide que apenas a Polícia Legislativa - subordinada aos próprios parlamentares - vai apurar o caso. As acusações foram feitas pelo casal em entrevista à revista Época. Segundo eles, o ex-diretor Agaciel Maia seria sócio das empresas terceirizadas contratadas pelo Senado e Romeu Tuma e Efraim Morais também estariam envolvidos na rede corrupta. Contudo, durante depoimento à polícia, o casal negou ter conhecimento de qualquer esquema irregular na Casa.

BRASIL CONFIRMA 6 CASOS DE GRIPE SUÍNA

7/5

Até o fechamento desta edição, chegavam a seis os casos confirmados da gripe A (H1N1) no País. A doença foi contraída no exterior, durante viagens ao México e aos Estados Unidos. Apenas um dos casos se deu com o contágio de vírus de pessoa para pessoa no Brasil. Há registros de contaminados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Todos os pacientes passam bem. Outros 93 casos suspeitos foram descartados. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a política adotada até o momento é eficiente. De acordo com o mais recente relatório da Organização Mundial da Saúde, 25 países têm casos confirmados da gripe, num total de 2.500 pacientes infectados.

DELÚBIO DESISTE DE VOLTAR AO PT

8/5

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, figura-chave do escândalo do mensalão, retira pedido de reintegração ao partido. Ele foi expulso da legenda em 2005. Entretanto, em março deste ano, pediu a reintegração porque pretendia concorrer a deputado por Goiás, nas eleições de 2010. Após pressões internas, Delúbio leu um longo discurso durante a reunião do Diretório Nacional do PT no qual admitia a desistência. No texto, destacou que nada fez sem o consentimento da legenda. Na quinta-feira, ele foi absolvido pelo Superior Tribunal Federal da acusação de gestão fraudulenta no processo que investiga suposto empréstimo do BMG ao PT. Mesmo assim, a rejeição do partido se manteve.

PAPA FAZ 1ª. VIAGEM AO ORIENTE MÉDIO

O papa Bento XVI inicia sua primeira peregrinação pela Terra Santa. Ele foi recebido pelo rei da Jordânia, Abdullah II, e a rainha Rania. Bento XVI disse ter profundo respeito pelo islã e espera que o poder da Igreja Católica possa contribuir para esforços de paz entre israelenses e palestinos.

CHÁVEZ ESTATIZA 60 PETROLÍFERAS

8/5

Como parte de plano para garantir a soberania energética nacional, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, lidera o controle dos ativos de 60 prestadoras de serviço do setor petrolífero que operam no oeste do país. Barcos e docas foram tomados por militares. A ocupação nas empresas foi feita com base numa lei aprovada na quinta-feira, que autoriza a desapropriação do setor.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.