O que passou

COREIA CONDENA DUAS JORNALISTAS

O Estado de S.Paulo

14 de junho de 2009 | 00h12

A Coreia do Norte anuncia que as jornalistas americanas Laura Ling e Euna Lee foram condenadas a 12 anos de trabalho forçado. Acusadas de invadir o território norte-coreano, elas foram presas em março quando faziam reportagem na fronteira do país com a China. Na semana da condenação, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a ampliação das sanções contra a Coreia do Norte. O motivo foi o teste nuclear realizado pelo país em 25 de maio. O texto prevê desde o endurecimento das sanções financeiras até a instauração de um sistema de inspeções dos carregamentos aéreos, marítimos e terrestres.

HEZBOLLAH PERDE ELEIÇÃO NO LÍBANO

O líder do Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, reconhece a derrota de sua aliança na eleição parlamentar libanesa. A coalizão governista liderada por Saad Hariri, que conta com apoio dos Estados Unidos e da Arábia Saudita, conquistou a maioria dos votos. A aliança 14 de Março (pró-Oriente) ficou com 71 cadeiras, enquanto a oposição, liderada pelo grupo xiita e com apoio da Síria e do Irã, conquistou 57 assentos.

PÃO DE AÇÚCAR COMPRA PONTO FRIO

O Pão de Açúcar faz negócio de R$ 824 milhões e compra a rede Ponto Frio. O grupo do empresário Abílio Diniz se transformou na maior companhia do varejo brasileiro, com faturamento de R$ 26 bilhões, 79 mil funcionários e mais de mil lojas espalhadas por 18 Estados. A transação inclui as 455 lojas físicas do Ponto Frio, a loja virtual, a participação na financeira Investcred e centros de distribuição. Segundo Diniz, o objetivo da compra é buscar o domínio do varejo de eletrodomésticos no País. Ao vender o Ponto Frio para o Pão de Açúcar, Lily Safra, maior acionista individual da rede, concluiu um projeto delineado há dez anos.

BRASIL TEM JUROS DE UM DÍGITO PELA 1ª. VEZ

Contrariando a maioria das previsões, o Banco Central corta o juro básico da economia (Selic) em 1 ponto porcentual, para 9,25% ao ano. Desde a criação da Selic, em 1986, é a primeira vez que o Brasil tem taxa de só um dígito. É a quarta diminuição consecutiva. No entanto, o BC anunciou que vai agir de maneira "mais parcimoniosa", o que indica que as próximas reduções serão menores. Apesar do resultado positivo, o Brasil continua com a terceira maior taxa do mundo.

OMS ANUNCIA PANDEMIA DE GRIPE

Após acordo político, a Organização Mundial da Saúde declara que o mundo vive uma pandemia moderada da gripe suína, o vírus A(H1N1). É a primeira pandemia em 41 anos. Isso mostra que há transmissão da doença em pelo menos duas grandes regiões do mundo. São 28,7 mil casos da doença em 74 países e 144 mortes. No Brasil, há registro de 52 casos e nenhuma morte. A ordem é para que se mantenha a vigilância. Segundo a OMS, a transmissão pode ocorrer por mais dois anos. A declaração intensifica a corrida entre laboratórios e governos pela produção e fornecimento de vacinas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.