O que passou

EUA ANUNCIAM REFORMA FINANCEIRA

O Estado de S.Paulo

21 de junho de 2009 | 00h29

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lança a mais ampla revisão de regras para o mercado financeiro americano desde 1930. O Fed (banco central americano) terá poder para supervisionar as maiores instituições financeiras e intervir caso sejam identificados riscos. O plano prevê, entre outras medidas, a criação de uma agência que vai proteger o consumidor de produtos financeiros, como cartões de crédito e hipotecas. A proposta, defendida pelo secretário do Tesouro, Timothy Geithner, ainda enfrenta resistência do Congresso do país.

STF DERRUBA DIPLOMA PARA JORNALISTA

Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal extingue a exigência de diploma de jornalista para exercer a profissão. A obrigatoriedade foi imposta em 1969, durante a ditadura militar. O relator do caso no STF, o presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, disse que a exigência do diploma é contra a Constituição, já que o jornalismo seria uma profissão diferenciada por ter vinculação com o exercício das liberdades de expressão e informação. A exigência do diploma está suspensa desde 2006, por uma liminar concedida pela Corte. A Associação Nacional dos Jornais elogiou a decisão, enquanto a Federação Nacional dos Jornalistas e a Associação Brasileira de Imprensa lamentaram a notícia. Gilmar Mendes disse ainda que outras profissões devem ser desregulamentadas em breve.

PAI DE SEAN PODE FICAR COM O MENINO NO RIO

A Justiça do Rio de Janeiro determina que o americano David Goldman pode permanecer com o filho, Sean, até que o Tribunal Regional Federal decida se o garoto deve ou não ir para os EUA. Nas noites de sábado e aos domingos e feriados, Sean seria entregue ao padrasto, João Paulo Lins e Silva, para permanecer com a família brasileira.

CASOS DE GRIPE SUÍNA CHEGAM A 131

Até o fechamento desta edição, o Ministério da Saúde confirmou 17 novos casos de contaminações pelo vírus A (H1N1), o que eleva para 131 o número de casos de gripe suína registrados no País. Em São Paulo, a tradicional escola Pueri Domus decidiu antecipar as férias porque dois alunos da unidade Verbo Divino contraíram a doença. Laudos do Instituto Adolfo Lutz confirmaram que um estudante da 6ª série do ensino fundamental e outro da 7ª estão infectados. Segundo a escola, os dois casos não têm relação. Setenta e duas crianças já estão sendo monitoradas.

NOVOS DESTROÇOS SÃO ENCONTRADOS

A Marinha e a Aeronáutica informam que novos destroços (foto) do Airbus A330 da Air France foram encontrados. Cerca de 133 peças - entre gavetas, portas de bagageiros e roupas de passageiros - foram levadas ao Porto do Recife. O submarino francês continua a busca pela caixa-preta. Peritos do BEA, órgão francês que investiga a causa do acidente, estão analisando os destroços resgatados no Brasil e vão decidir se alguns deles serão levados à França. Até agora, 49 corpos foram resgatados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.