O que passou

DANTAS É DENUNCIADO POR ELO COM MENSALÃO

O Estado de S.Paulo

11 de julho de 2009 | 23h42

6/7

A Procuradoria da República em São Paulo denuncia o sócio-fundador do Grupo Opportunity, Daniel Dantas, e mais 13 pessoas por formação de quadrilha e organização criminosa; gestão fraudulenta; gestão temerária; evasão de divisas; e lavagem de dinheiro. Dantas pode ser condenado a 39 anos de prisão. A denúncia enquadra como gestão fraudulenta o fato de que a Brasil Telecom requereu seis trabalhos das agências de Marcos Valério, sem qualquer contrato firmado, no esquema conhecido como "valerioduto", que resultaria em pagamento de propina a parlamentares - o mensalão.

MORRE McNAMARA, ESTRATEGISTA DO VIETNÃ

7/7

Morre o ex-secretário de Defesa dos EUA Robert McNamara, aos 93 anos, em Washington. McNamara foi secretário dos presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson, de 1961 a 1968, e é considerado o idealizador da campanha militar americana no Vietnã. Depois do fim da Guerra Fria, McNamara dedicou-se a suas memórias, que se transformaram no documentário The Fog of War (Sob a Névoa da Guerra), vencedor do Oscar em 2003. Em 1995, já com suas memórias prontas, ele finalmente reconheceu que a Guerra do Vietnã havia sido um "erro terrível".

IDENTIFICADO CORPO DE MORTO NO ARAGUAIA

7/7

O ministro Paulo Vannucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, aceita argumentos da pesquisadora Myrian Luiz Alves e anuncia a identificação do corpo do guerrilheiro cearense Bergson Gurjão Farias, o X2. Ele foi morto por tropas do Exércio na guerrilha do Araguaia em maio de 1972 e seu corpo havia sido identificado extraoficialmente em 2004. Agora, a análise foi feita pelo laboratório Genomic, com a mais moderna tecnologia de DNA, e confirmou a identificação.

G-8 CHEGA A ACORDO SOBRE CLIMA

9/7

As 17 maiores economias do mundo concordam que o aquecimento global não deve passar dos 2°C em relação à temperatura pré-Revolução Industrial. O acordo foi firmado em Áquila, na Itália, durante encontro do G-8+G-5. Contudo, os países divergiram em relação a como essa meta será alcançada. A reunião marca uma reviravolta no debate porque os americanos, que durante a administração Bush negavam qualquer avanço, tornam-se agora líderes na questão. Ainda em Áquila, Barack Obama fez um apelo ao presidente Lula para que o Brasil interfira junto ao Irã, para que o país desista de seu programa nuclear.

ALENCAR PASSA PELA 14ª CIRURGIA

9/7

O vice-presidente da República, José Alencar, de 77 anos, enfrenta sua 14ª intervenção cirúrgica na luta que trava contra o câncer desde 1997. Depois de sentir fortes dores abdominais na quarta-feira, Alencar foi levado às pressas para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Exames apontaram uma obstrução em uma alça intestinal e, após seis horas na mesa de cirurgia, além da desobstrução da alça, foi possível a retirada de dez dos dezoito tumores abdominais do vice-presidente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.