O que passou

EUA ENVIAM SOLDADOS AO AFEGANISTÃO

O Estado de S.Paulo

18 de outubro de 2009 | 03h21

Depois de anunciar, em março, o envio de 21 mil soldados para o Afeganistão, a Casa Branca autoriza a mobilização de pelos 13 mil homens. A tropa é formada por engenheiros, médicos, polícia militar e especialistas em inteligência. Aprovada pelo presidente Barack Obama, a nova força eleva o contingente americano enviado para zonas de guerra no Iraque e Afeganistão para além do pico atingido durante a administração de George W. Bush. No início do mês, o presidente Obama foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz.

DILMA QUER REDUZIR

META AMBIENTAL

A reunião do presidente Lula com seus ministros para debater a proposta que o Brasil vai levar à Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, em Copenhague, foi marcada por divergências. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, mostrou um projeto que prevê a redução de 80% do desmatamento da Amazônia até 2020. Já a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pediu que sejam feitas previsões com cenários de crescimento do País maiores que o índice utilizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Ela encomendou projeções para crescimentos de 5% e 6%, diferente dos 4% propostos por Minc. A ideia é que até o dia 20 os ministérios tenham uma proposta única para ser apresentada a Lula.

REIMPRESSÃO DO ENEM VAI CUSTAR R$ 31 MI

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anuncia que a impressão da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai custar R$ 31,9 milhões. A gráfica RR Donnelley Moore será responsável pela impressão, manuseio, embalagem, rotulagem e entrega dos cadernos de prova aos correios. O exame será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro. O Ministério da Educação e a Polícia Federal trabalham para elaborar uma nova estratégia de segurança para evitar que outra fraude com o Enem aconteça.

VOO DE BALÃO

MOBILIZA OS EUA

O sumiço de um menino de 6 anos que supostamente voava a 3 mil metros num balão de gás hélio desgovernado (foto) fez os EUA parar. Após horas de procura, Falco Heene foi encontrado na garagem de casa, escondido num caixote. Seu irmão mais velho havia dito que viu o caçula entrar no balão da família que acidentalmente tinha levantado voo. O episódio foi transmitido ao vivo pelas principais rede de TV. A família negou que o incidente seja um golpe de publicidade.

PAULA OLIVEIRA É

INDICIADA NA SUÍÇA

A brasileira que forjou um ataque neonazista em fevereiro é denunciada pelo Ministério Público da Suíça por tentar enganar a Justiça. Paula Oliveira afirmou estar grávida e ter perdido gêmeos quando agressores de um partido de extrema direita suíço marcaram, à faca, as iniciais da legenda em sua barriga e pernas. Os procuradores pediram que a brasileira não seja condenada à prisão. Eles querem que ela arque com os custos do processo. O julgamento ainda não tem data marcada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.