O que passou

Indiciados suspeitos de envenenar Frei

O Estado de S.Paulo

13 de dezembro de 2009 | 02h02

7/12

A Justiça chilena indicia seis pessoas como autores ou acobertadores do envenenamento do ex-presidente e maior opositor de Pinochet, Eduardo Frei Montalva, em 1982. Entre eles estão dois médicos que operaram Frei de uma hérnia e outros dois que fizeram a necropsia. Representantes da direita chilena acusam a Justiça de resgatar atrocidades pinochetistas às vésperas das eleições presidenciais do Chile, que ocorrem hoje, para influenciar o resultado do pleito. O candidato direitista, Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança, lidera as pesquisas de intenção de voto.

Ladrões cavam túnel e levam R$ 27,7milhões

7/12

Bandidos fazem escavação de cem metros e roubam cerca de R$ 27,7 milhões do cofre da empresa de valores Transnacional, em Pirituba, zona norte de São Paulo. A quadrilha começou o golpe seis meses antes com a compra de uma casa que ficava próxima à empresa. Homens disfarçados de pedreiro eram vistos entrando e saindo da casa, onde, de acordo com relatos de vizinhos, morava um casal com um bebê. Seis suspeitos foram presos depois de uma denúncia anônima.

Dramaturgo respira sem aparelhos

9/12

O dramaturgo Mário Bortolotto, que foi baleado ao tentar reagir a um assalto na saída de um espetáculo na Praça Roosevelt, no sábado, dia 5, já respira sem a ajuda de aparelhos, mas permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Bortolotto, de 47 anos, estava acompanhado do desenhista Henrique Figueroa, o Carcarah, que ao tentar socorrer o amigo acabou levando três tiros na perna, mas passa bem. O crime despertou a atenção da sociedade para a falta de segurança na Praça Roosevelt e a necessidade de revitalização da área.

PIB do Brasil cresce menos que esperado

10/12

O PIB do terceiro trimestre de 2009 cresceu 1,3%, de acordo com dados do IBGE. O resultado frustrou o governo que previa um crescimento de ao menos 2%. Comparado ao

desempenho do mesmo período do ano passado, a redução do PIB foi de 1,2%, mas em relação ao do segundo trimestre houve avanço de 1,3%. Para empatar com o desempenho de 2008 o PIB precisa crescer 5% no quarto trimestre, sobre igual período de 2008. De acordo com o IBGE, o ritmo menor de crescimento pode fazer com que o Brasil feche o ano com resultado levemente negativo ou muito próximo a zero.

Telescópio capta fotos inéditas do céu

11/12

O telescópio Vista, maior aparelho usado para mapear o céu, divulga foto inédita da

formação de uma estrela na região da nebulosa da Chama, na constelação de Órion.

Inaugurado pelo European Southern Observatory, o Vista tem uma lente muito sofisticada e detectores sensíveis capazes de revelar imagens novas do espaço e de resolução superior ao que se conhecia até agora.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.