O que passou

SEG. 3/10

O Estado de S.Paulo

09 de outubro de 2011 | 03h06

Governo propõe mudar leis para agradar à Fifa

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que o governo brasileiro vai convocar os 12 Estados que serão sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 para tratar das reivindicações feitas pela Fifa. A presidente Dilma, que se reuniu com o secretário-geral da organização da Copa, Jérôme Valcke, em Bruxelas, disse que o Brasil não abre mão da meia-entrada para idosos, por se tratar de uma lei federal. Já os pontos em aberto, a meia-entrada para estudantes e a liberação da bebida alcoólica nos estádios, serão negociados com os Estados.

TER. 4/10

Atentado de filial da Al-Qaeda mata 70 na Somália

Ao menos 70 pessoas morreram e 42 ficaram feridas na explosão de um caminhão-bomba na capital somali, Mogadíscio. O veículo explodiu em frente ao Ministério da Educação, onde estudantes e pais esperavam o resultado de um programa de bolsas de estudo. Expulsa da capital desde agosto, a milícia Al-Shabab, ligada à rede terrorista Al-Qaeda, reivindicou a autoria do atentado mais sangrento desde o início da insurgência islâmica no país, em 2007.

Emagrecedor é

mantido pela Anvisa

Proibido em vários países por causar doenças cardíacas e derrames em quem já apresenta fatores de risco, a sibutramina continuará permitida no Brasil, mas sob um novo sistema de controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O remédio para emagrecer só será vendido ao paciente após a assinatura de um termo de responsabilidade, que deve ser apresentado na farmácia. A Anvisa proibiu ainda três emagrecedores derivados de anfetamina: anfepramona, femproporex e manzindol. O Conselho Federal de Medicina entrou com processo para contestar a medida da Anvisa.

QUA. 5/10

Inteligência afegã descobre plano de matar presidente

A agência de inteligência do Afeganistão desbarata uma suposta conspiração para o assassinato do presidente Hamid Karzai. Um guarda-costas do presidente e outras cinco pessoas, entre elas estudantes universitários e um professor de medicina, foram presos. Eles teriam vínculos com a Al-Qaeda e o grupo Haqqani, cuja base fica no Paquistão.

Sarah Palin não disputará presidência dos EUA

A ex-governadora do Alasca e ícone do Tea Party, Sarah Palin (foto), anuncia sua decisão de não concorrer à presidência dos Estados Unidos em 2012. A disputa deverá se concentrar entre o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney e o atual governador do Texas, Rick Perry. Recentemente, a republicana ganhou destaque na imprensa americana com o lançamento de uma biografia não autorizada, The Rogue: Searching for a Real Sarah Palin, segundo a qual ela teria cheirado cocaína pelo menos uma vez, dormido com um colega negro na universidade e traído seu marido com o sócio dele.

Cientista faz macaco sentir objeto com um avatar

Um grupo de pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, consegue realizar a comunicação entre o cérebro de um primata e um corpo virtual. A pesquisa, publicada na revista Nature, mostra ser possível, por meio de um avatar mecânico movido apenas com a atividade cerebral do primata, permitir ao animal reconhecer a textura de objetos. Segundo Nicolelis, isso permitirá que no futuro um tetraplégico não apenas recupere o movimento dos braços e pernas, mas também sinta as texturas da plataforma por onde estiver andando.

Meirelles se filia ao PSD

de olho na Prefeitura de SP

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles se desfilia do PMDB de Goiás e se junta ao PSD em São Paulo, para onde transferiu seu domicílio eleitoral. Em março, o prefeito paulista, Gilberto Kassab, havia sinalizado interesse em se aproximar do economista já com foco na disputa eleitoral de 2012. O ex-presidente do BC fica, assim, habilitado para disputar a Prefeitura de São Paulo.

SEX. 7/10

Center Norte

volta a funcionar

O Shopping Center Norte, em São Paulo, volta a funcionar normalmente, após dois dias fechado por determinação da Prefeitura. Na quarta, técnicos da Cetesb realizaram uma vistoria e constataram que um sistema emergencial de 11 drenos foi instalado para garantir a exaustão do gás metano. Na quinta, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo suspendeu a multa diária de R$ 17.450,00 imposta, desde 19 de setembro, ao shopping.

Nobel da Paz vai

para três mulheres

As ganhadoras do Nobel da Paz são a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf (foto), primeira mulher presidente do país; sua compatriota Leymah Gbowee, ativista pelos direitos humanos, e a iemenita Tawakul Karman, uma das lideranças do movimento pró-democracia. Na quinta, o Nobel de Literatura foi dado ao poeta sueco Tomas Tranströmer. O prêmio de Química foi para o israelense Daniel Shechtman, conhecido pela descoberta dos "quasicristais", uma classe nova de materiais sólidos . Já o Nobel de Física foi dividido entre os três cientistas que constataram que a expansão do universo está acelerando: Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.