O que passou

SEG. 1º/10

O Estado de S.Paulo

07 de outubro de 2012 | 03h08

Historiador Eric Hobsbawm morre aos 95 em Londres

Considerado um dos maiores historiadores do século 20, Eric Hobsbawm (foto) morre aos 95 anos no hospital Royal Free de Londres em decorrência de pneumonia. Entre suas obras mais importantes estão História do Século 20, 1914-1991, e a série composta pelos livros Era das Revoluções, Era do Capital, Era dos Impérios e Era dos Extremos. Filho de pais judeus, o intelectual marxista nasceu em 1917 em Alexandria, Egito, cresceu em Viena e em Berlim e mudou-se para Londres em 1933, quando Hitler chegou ao poder na Alemanha. Hobsbawm veio ao Brasil em 2003 para participar da primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

STJ determina que estupro é crime hediondo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirma, por unanimidade, o entendimento de que os crimes de estupro e atentado violento ao pudor são hediondos, mesmo sem resultarem em morte ou lesão grave da vítima.

TER. 2/10

ANS proíbe 301 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decide proibir 38 operadoras de comercializar 301 planos de saúde no País. O congelamento é uma punição pela demora das empresas em marcar consultas, cirurgias e exames para seus beneficiários. Operadoras que desrespeitarem o bloqueio poderão receber uma multa de R$ 250 mil. A medida vale a partir desta sexta.

Desemprego bate novo

recorde na zona do euro

Dados revelados pelo Escritório Estatístico das Comunidades Europeias (Eurostat), de Bruxelas, indicam que 25 milhões de pessoas - ou seja, 11,4% da população ativa - estão desempregadas na União Europeia. É um novo recorde histórico. Nos últimos 12 meses, o desemprego na região cresceu 1,2%.

QUA. 3/10

MP denuncia Kassab por

crime de responsabilidade

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), é denunciado pelo Ministério Púbico Estadual ao Tribunal de Justiça por crime de responsabilidade na contratação da empresa responsável pela inspeção veicular na cidade, a Controlar. O prefeito agora tem 15 dias para apresentar sua defesa. Só depois o TJ decidirá se acolhe ou não a denúncia e abre ação penal contra o prefeito.

QUI. 4/10

Facebook atinge 1 bilhão

de usuários ativos

Apesar dos resultados negativos no mercado financeiro, Mark Zuckerberg, presidente e fundador do Facebook, anuncia que a rede social superou

1 bilhão de usuários ativos mensais. Atualmente, um em cada sete habitantes no planeta têm perfil no site. O Brasil está entre os cinco países com maior número de conexões.

José Dirceu é condenado por três ministros do STF

No julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o relator Joaquim Barbosa condena José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, por corrupção ativa. Os ministros Rosa Weber e Luiz Fux seguem seu voto. O revisor, Ricardo Lewandowski, considerou a inexistência de provas para a condenação de Dirceu e o absolveu.

SEX. 5/10

Opositora cubana

Yoani Sánchez é presa

A blogueira cubana e colunista do Estado Yoani Sánchez (foto) é presa na Província de Granma, onde era realizado o julgamento do político espanhol Angel Francisco Carromero Barrios, envolvido no acidente que matou o dissidente Oswaldo Payá, no dia 22 de julho. Também foram presos outros dissidentes, incluindo o marido de Yoni, Reinaldo Escobar. Segundo fontes governistas, ela viajou ao local para fazer provocações e dar um show midiático.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.