O que passou

DOM. 21/10

O Estado de S.Paulo

28 de outubro de 2012 | 03h10

Garota de 15 anos é morta por ladrões em Higienópolis

A estudante Caroline Silva Lee, de 15 anos, é assassinada a tiros durante um assalto na Rua Sabará, no bairro de Higienópolis, centro de São Paulo. A adolescente e o namorado, Jardel Nascimento, de 24 anos, voltavam a pé de uma festa por volta das 2h30 quando foram abordados por três ladrões armados. O trio estava a bordo de um Fiat Idea, roubado no dia 14. Eles roubaram o casal e atiraram na garota, que foi levada para o pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos. Alex Rodrigues Venancio, Marcos Vinicius Correa Gomes e Claudinei Avelino Modesto tentaram fugir, mas foram perseguidos e presos em flagrante pela polícia. Em depoimento no 27º Distrito Policial, eles assumiram a autoria do crime. "É isso o que acontece com quem reage a roubo", disse, sem remorso, um dos assaltantes.

SEG. 22/10

Cameron questiona BBC

sobre escândalo Savile

O primeiro-ministro britânico David Cameron pede publicamente esclarecimentos à rede britânica BBC sobre as acusações de abuso sexual contra o apresentador Jimmy Savile (1926-2011). Por 20 anos, Savile liderou o popular programa musical Top of the Pops. Segundo investigações da polícia britânica, o jornalista teria molestado crianças e adolescentes, principalmente meninas, ultrapassando 300 vítimas. O caso repercutiu nos Estados Unidos, onde o ex-CEO da BBC, Mark Thompson, está prestes a assumir os postos de presidente e editor-chefe do jornal The New York Times, no dia 12 de novembro. Thompson é suspeito de ter acobertado o escândalo. Em dezembro, a BBC decidiu cancelar a exibição de uma reportagem investigativa sobre o caso - semanas antes da transmissão de um tributo a Savile.

TER. 23/10

Fotógrafo de Auschwitz, Brasse morre aos 95

Ex-prisioneiro de Auschwitz, Wilhelm Brasse (foto) morre aos 95 anos, em Zywiec, sul da Polônia. O fotógrafo foi mandado para o campo de concentração em 1940, depois de ser preso tentando fugir da Polônia ocupada pelos nazistas. Entre os poucos registros de Auschwitz, onde cerca de 1,5 milhão de judeus morreram, as fotos de Brasse são consideradas essenciais para a história. Durante os cinco anos que passou no campo, ele tirou cerca de 50 mil fotos (40 mil foram recuperadas dos arquivos nazistas após o fim da 2ª Guerra Mundial). Quando os carcereiros descobriram que Brasse era um fotógrafo experiente, determinaram que ele tirasse fotos dos prisioneiros para os arquivos do campo de concentração.

Assad anistia

presos na Síria

O presidente sírio Bashar Assad decreta anistia geral para crimes cometidos até o dia 22 de outubro. A medida, porém, não beneficia presos por "terrorismo" - designação dada pelo regime aos rebeldes. Na sexta-feira se iniciou um cessar-fogo para a festividade muçulmana Eid al-Adha (Festa do Sacrifício), que foi logo violado.

QUI. 25/10

Supremo condena Marcos Valério a 40 anos de prisão

As penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao publicitário Marcos Valério, considerado o "operador" do mensalão, chegam a 40 anos de prisão e R$ 2,7 milhões em multas. O tempo e o valor das punições - relacionadas às condenações por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, peculato, evasão de divisas e corrupção ativa, crimes cometidos entre o início de 2003 e meados de 2005 - ainda podem ser alterados. Pela legislação, o empresário terá de cumprir parte de sua condenação na cadeia (a lei estabelece que sentenças acima de 8 anos devem ser cumpridas inicialmente em regime fechado). O ex-sócio de Valério, Ramon Hollerbach, foi condenado a 14 anos, mas o Tribunal, que retomará o julgamento no dia 7 de novembro, ainda precisa estipular as penas por três crimes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.