O que passou

SEG. 29/10

O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2012 | 02h07

PM ocupa Paraisópolis, a maior favela de SP

Em meio à série de assassinatos de policiais na região metropolitana de São Paulo nas últimas semanas, 600 policiais militares ocupam a favela de Paraisópolis, na zona sul da capital, considerada um dos principais redutos do PCC. Com tropa de choque e cavalaria, além de oficiais da Rota, a Operação Saturação pretendia identificar pontos de tráfico de drogas e prender os principais autores de furtos e roubos. A polícia apreendeu 130 kg de maconha, 16 kg de cocaína, 50 unidades de drogas sintéticas, 12 armas de fogo ilegais e 196 balas de diversos calibres. Até sexta-feira, foram presos 25em flagrante. Os arquivos do PCC encontrados na operação incluíam uma lista com nomes de policiais civis e militares jurados de morte. Na quarta-feira, a PM ampliou a operação para a favela São Remo, na zona oeste da cidade.

TER. 30/10

TRF derruba ordem de despejo de guaranis-caiovás  A desembargadora Cecilia Mello, do Tribunal Regional Federal (TRF), garante à comunidade indígena Pyelito Kue o direito de permanecer na Fazenda Cambará, em Iguatemi (MS), até que sejam concluídos os trabalhos de delimitação e demarcação das terras disputadas por índios guaranis-caiovás e fazendeiros. A aldeia está em uma área de 2 hectares de mata ilhada entre um charco e o leito do Rio Hovy, na divisa da Reserva Sassoró com a Fazenda Cambará. Em setembro, uma decisão da Justiça Federal tinha determinado o despejo dos índios, mas eles se negaram a sair. Na semana passada, publicaram uma carta manifestando a intenção indígena de resistir "até a morte" - o documento provocou polêmica, pois foi interpretado como uma ameaça de "suicídio coletivo" dos guaranis-caiovás.

Senado aprova Zavascki para ministro do STF

Indicado pela presidente Dilma Rousseff em setembro, Teori Zavascki, de 64 anos, é aprovado pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF), por 57 votos a favor e 4 contra. Ele substituirá o ministro Cezar Peluso, aposentado compulsoriamente em agosto, aos 70 anos. Zavascki já tinha sido aprovado na sabatina realizada pela Comissão de Constituição e Justiça no dia 17 de outubro pelos 18 senadores presentes. Doutor em direito processual civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da Universidade de Brasília (UnB), Zavascki é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. É certo que o novo ministro do Supremo não participará do julgamento do mensalão, que deve terminar em novembro. Após a aprovação, o próximo passo será o agendamento da posse do magistrado.

QUA. 31/10

Após 46 anos de história, o 'JT' deixa de circular

Circula a edição 15.409, a última do Jornal da Tarde, depois de 46 anos de história na imprensa brasileira. A trajetória do jornal se iniciou no dia 4 de janeiro de 1966, com Ruy Mesquita e Mino Carta. Idealizado como um vespertino mais provocativo, leve e descontraído, voltado especialmente a um público mais jovem e diferente daquele de O Estado de S. Paulo, o JT deixou de circular por uma decisão empresarial, tomada para o aprimoramento do foco estratégico do Grupo Estado, que pretende concentrar investimentos na marca Estadão.

CPI suspende mais de 500 requerimentos

Parlamentares decidem suspender a votação de 533 requerimentos de convocação de depoimentos e de quebras de sigilo de empresas vinculadas ao esquema montado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira. Os requerimentos eram essenciais para avançar nas investigações sobre a construtora Delta com empresas fantasmas. A CPI se encerraria neste domingo, mas oficialmente se estenderá até o início do recesso parlamentar, no dia 22 de dezembro. Na prática, porém, a decisão "enterra" a CPI, pois a prorrogação dos trabalhos só servirá para que o relator Odair Cunha (PT-MG) apresente o relatório com considerações finais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.