O que passou

DOM. 18/11

O Estado de S.Paulo

25 de novembro de 2012 | 02h13

Palmeiras cai para Série B do Campeonato Brasileiro

Após o empate com o Flamengo, o Palmeiras é rebaixado. Uma década depois de cair para a Série B pela primeira vez, o time paulista passou por uma temporada, digamos, difícil: nas 36 rodadas disputadas até agora, somou só 34 pontos, com 20 derrotas, 9 vitórias e 7 empates. A campanha teve raras alegrias e muitas tristezas, além de frustrações com antigos heróis e confusões dentro e fora dos campos. A torcida lamenta (foto).

SEG. 19/11

Justiça livra Lula de

processo de R$ 9,5 mi

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é liberado pela Justiça Federal, em Brasília, de uma ação de improbidade administrativa. Lula era acusado de promoção pessoal e de favorecimento ao Banco BMG, envolvido no mensalão. O Ministério Público Federal cobrava de Lula e do ex-ministro Amir Lando a devolução de R$ 9,5 milhões aos cofres públicos pelo envio de cartas a segurados do INSS informando-lhes sobre a possibilidade de obter empréstimos consignados a juros reduzidos, em 2004. Essa era a única ação judicial que, indiretamente, relacionava o ex-presidente ao escândalo do mensalão. Na sentença, o juiz Paulo Cesar Lopes afirma que os autos não podem ser remetidos para o STF e, mesmo que a acusação de improbidade fosse aceita pela Justiça, a imputação dos fatos já estaria prescrita.

QUA. 21/11

Ferreira Pinto deixa

Segurança Pública de SP

Diante da onda de violência marcada por chacinas, incêndios e mortes de policiais militares na região metropolitana de São Paulo desde agosto, o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, renuncia ao cargo. A saída foi acertada com o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP). A queda do secretário é atribuída a diversos fatores: inabilidade para estancar a escalada da violência na capital, a relação desgastada com a Polícia Civil, a relação desordenada com a Polícia Militar. Ferreira Pinto foi substituído por Fernando Grella Vieira, que liderou a Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo desde 2008. "O tempo agora é de trabalho, muito trabalho", disse Grella Vieira, na posse do cargo, na quinta-feira, defendendo a conciliação entre o respeito aos direitos humanos e o combate ao crime.

Luis Fernando Verissimo é internado em Porto Alegre

Escritor e colunista do Estado, Luis Fernando Verissimo (foto), de 76 anos, está internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), desde quarta-feira. Verissimo entrou no hospital apresentando um quadro de fadiga, febre e dores musculares. Foi sedado e submetido a diálise. Na quinta, apresentou melhoras, mas o caso ainda é considerado grave. Filho do escritor Érico Verissimo, Luis Fernando nasceu no dia 26 de setembro de 1936, na capital gaúcha. Consagrado autor de contos e crônicas, Verissimo também escreve para os jornais O Globo e Zero Hora. Em 2011, publicou Em Algum Lugar do Paraíso, que reúne 41 crônicas, retiradas, em sua maioria, das páginas do Estado.

SEX. 23/11

Mano Menezes,

demitido da seleção

Dias depois da vitória no Superclássico das Américas contra a Argentina, o técnico Mano Menezes é dispensado do comando da seleção brasileira. A demissão do treinador foi decidida em uma reunião da cúpula da CBF na sede da Federação Paulista de Futebol. Ex-treinador do Corinthians e técnico da seleção depois da Copa do Mundo de 2010, Mano teve diversas desavenças com o presidente da CBF, José Maria Marin. O diretor de seleções, Andrés Sanchez, disse que não apoiava a saída de Mano. O novo técnico será divulgado em janeiro. Por enquanto, Luiz Felipe Scolari é o nome mais cotado para ocupar a vaga. O Brasil só volta a entrar em campo em fevereiro, em jogo contra a Inglaterra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.