O que passou

TER. 12/2

O Estado de S.Paulo

17 de fevereiro de 2013 | 02h06

Parlamento francês

aprova casamento gay

Após dez dias de intensas discussões parlamentares e grandes manifestações (pró e contra) nas ruas de Paris, a Assembleia Nacional da França aprova a legislação que autoriza o casamento civil para casais homossexuais - foram 329 votos a favor, 229 contra e 10 abstenções. Apesar da forte resistência de católicos e movimentos conservadores e religiosos, o projeto para ampliar o direito ao casamento gay na França foi uma das promessas de campanha presidencial do socialista François Hollande no ano passado. O projeto também possibilita a adoção por casais gays. Agora a lei será encaminhada para análise do Senado, a partir do dia 2 de abril.

Coreia do Norte realiza

novo teste nuclear

Em tom desafiador ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Coreia do Norte realiza seu terceiro teste nuclear, com um dispositivo atômico mais potente que os anteriores (detonados em 2006 e em 2009). A explosão subterrânea na base de Punggye-ri, no norte do país, provocou um abalo sísmico de 4,9 graus na escala Richter. O país indicou que o teste foi uma represália direta às sanções das Nações Unidas impostas a Pyongyang após o lançamento de um foguete de longo alcance em dezembro. Na sexta, mais de 100 mil militares e civis celebraram o teste nuclear na capital e a liderança de Kim Jong-Un. O governo disse que está preparado para realizar mais testes nucleares neste ano.

QUA. 13/2

American Airlines e US

Airways acertam fusão

Esperado pelo mercado desde o início de 2012, o acordo de fusão entre a American Airlines e a US Airways cria a maior companhia aérea do mundo, com valor de mercado de US$ 11 bilhões e receita estimada de US$ 39 bilhões. A fusão conclui uma onda de consolidações que ajudou as companhias aéreas americanas a suportarem um período de dificuldades financeiras - a American Airlines pediu concordata em novembro de 2011. A expectativa é de que o acordo ajude na recuperação da indústria aérea americana. Os acionistas da US Airways terão 28% de participação na nova empresa, que vai operar sob a marca American Airlines.

QUI. 14/2

Oscar Pistorius é preso

pela morte da namorada

Ídolo olímpico e paraolímpico, o velocista sul-africano Oscar Pistorius é acusado de matar a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp. O crime ocorreu na casa dele, em Pretória. Não foram revelados detalhes da investigação, mas a promotoria pretende argumentar que o atleta premeditou o crime.

SEX. 15/2

Meteorito fere mais

de mil na Rússia

A queda de um meteorito sobre os Montes Urais, no centro da Rússia, provoca uma forte explosão e fere mais de mil pessoas por estilhaços e escombros. O meteoro de dez toneladas atingiu uma área de 100 mil metros quadrados, destruindo mais de 3 mil construções. A maioria dos feridos é de Chelyabinsk, 1.500 km a leste de Moscou, área com forte presença de indústria bélica, inclusive com produção de armas nucleares. Ainda na sexta-feira, o asteroide 2012 DA14 passou pela Terra às 17h24 (horário de Brasília), a uma distância relativamente pequena (27 mil km). A Agência Espacial Europeia frisou que os dois eventos não estão relacionados.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.