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Os aeroportos devem ser privatizados?

Só 10 dos 67 sob controle da Infraero dão lucro

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Por Redação
Atualização:

Em audiência no Senado, o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, considerou a hipótese de privatizar os aeroportos, mas disse ter dúvidas sobre como equilibrar os lucrativos e os deficitários. Segundo ele, das 67 unidades gerenciadas pela estatal, 10 dão lucro e 57, prejuízo. Gaudenzi falou ainda em transferir aeroportos para os Estados. Uma das medidas anunciadas pelo Conselho Nacional de Aviação Civil após o acidente com o Airbus da TAM são estudos para abertura de capital da Infraero. Resultado da enquete: Sim> 72,26% Não> 27,74% Confira a próxima enquete em www.estadao.com.br O QUE PENSAM OS ESPECIALISTAS >>"Interesses do mercado, ainda que justos, não coincidem com os da nação" ALEXANDRE FUCCILLE PESQUISADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉG. DA UNICAMP É fato que os aeroportos brasileiros apresentam problemas. O triste acidente da TAM e o clima de comoção que se instaurou não ajudam a lançar luz nesse debate, que precisa de mais razão e menos emoção. Atualmente, a Infraero administra quase 70 aeroportos em todo o País. Caso optasse por privatizá-los, certamente teríamos bons compradores para Congonhas, Guarulhos, Galeão e Santos Dumont, por exemplo. Mas e os aeroportos de Marabá, Altamira, Tabatinga, Boa Vista, apenas para citar alguns amazônicos? Quem teria interesse em adquiri-los? O conjunto de aeroportos do País deve ser pensado de forma sistemática. No mais das vezes, os interesses do mercado - ainda que legítimos - não coincidem diretamente com os interesses da nação. Para superar muitas das dificuldades atuais, a abertura do capital da Infraero e o enquadramento desta na Lei das S/A poderia criar os constrangimentos que levam à profissionalização de sua gestão, a exemplo do que ocorre em outras empresas públicas de sucesso, como a Petrobrás e o Banco do Brasil. >>"É preciso atrair empresas privadas para aumentar investimentos no setor" ALESSANDRO OLIVEIRA ECONOMISTA DO NÚCLEO DE ESTUDOS DO TRANSP. AÉREO/ITA Há 20 anos, os principais aeroportos ingleses foram privatizados - negócio que rendeu ao governo alguns bilhões de dólares. Qual foi o resultado? Crescimento no nível de serviço, na produtividade e na eficiência. Apesar dos problemas de congestionamento na alta estação, não se fala em apagão aéreo por lá. Pelo contrário, o sistema funciona bem, mesmo diante da proliferação das empresas low cost, low fare, que popularizaram o transporte aéreo. No Brasil, a Infraero possui uma rede com 67 aeroportos, boa parte em condições de interessar à iniciativa privada, desde que possam ser livremente administrados como centros de negócios. Esse regime de concessões requer planejamento e subordinação a um aparato regulatório transparente. Aeroportos deficitários poderiam ser administrados por parcerias público-privadas. O grande desafio de planejamento em aviação é dar à infra-estrutura aeroportuária uma visão pró-mercado, visando ao dinamismo requerido na atualidade. Atrair empresas privadas, portanto, é medida sábia, pois é fundamental alavancarmos o fluxo dos investimentos no setor. O QUE PENSAM OS LEITORES Cabide de emprego Não, porém os diretores da estatal que administra os aeroportos deveriam ser nomeados por competência e não por apadrinhamento. Até ex-mulheres de políticos estão no cabide de emprego. Deveriam ser todos demitidos por incompetência e irresponsabilidade. Jose Pedro Naisser Curitiba Oportunismo Acho desnecessário privatizar, pois viajei muitas vezes de avião e nunca tive problemas. Somente agora com essa situação, que, a meu ver, é política e oportunista, é que começaram as humilhações aos passageiros. Penso que isso tudo seja manobra visando à privatização por parte dos controladores e companhias aéreas. André Lago Salvador Moeda de troca Infelizmente, tudo que está na mão do governo acaba virando cabide de emprego e moeda de troca ou favorecimento. André Luiz Santiago de Castro Criciúma, SC Doce exemplo Sem dúvida que sim. A Vale do Rio Doce é um exemplo de que, quando levada a sério, com pessoas qualificadas, sem ser cabide de emprego de partidos políticos, a coisa anda muito bem. Rodrigo Ribas São Paulo Área estratégica Não. Aeroportos são áreas estratégicas e não podem ficar nas mãos de qualquer um. Antônio Britto Boca Raton, EUA Mãos erradas As coisas nas mãos de políticos são ineficientes e servem apenas para roubalheira, como temos exaustivamente verificado. Fábio Figueiredo São Paulo Aumento de preço Já está mais do que na hora de o governo brasileiro assumir suas responsabilidades e custear as melhorias nos aeroportos. Não é por falta de dinheiro, pois impostos nós pagamos. Privatizar com certeza aumentará os custos para os usuários. Foi assim com a energia elétrica, a telefonia e as estradas pedagiadas. Denise de Oliveira Santos, SP Brincadeira perigosa Não. Devem ser sempre subordinados ao Ministério da Aeronáutica, pois com vidas humanas não se brinca. Rubens Moreira Vieira São Paulo Todas as estatais Devido à ingerência deste e de outros governos com o bem público, não só os aeroportos deveriam ser privatizados como também todas as estatais. Rômulo Jorge Rio Claro, SP Ambiciosos Não podemos confiar a segurança nacional a empresários que visem somente ao lucro. Gilson São Paulo Quem usa paga Assim como as rodovias e ferrovias, quem usa é que deve pagar. O governo não deveria gastar milhões para atender uma parcela ínfima da população. Rizzo São Paulo Profissionais no comando Assim como na telefonia, o serviço nos aeroportos só vai melhorar quando houver profissionais no comando. Enquanto os políticos estiveram gerenciando e roubando o que puderem em suas licitações e obras superfaturadas não haverá competência e seriedade na gestão e expansão dos aeroportos. Fabiane São Paulo Preço duvidoso Para quê? Será que os empresários compradores pagariam o preço justo, de mercado, ou o preço que lhes interessa, como nas outras privatizações? João Maria São Paulo Defesa da privatização O governo que saiu não soube defender o benefício das privatizações e o atual tenta convencer os eleitores de que isso é ruim. É preciso mostrar aos brasileiros que privatizar nada mais é que tirar das mãos do governo as empresas que vivem endividadas, causando prejuízo e servindo de abrigo aos apadrinhados políticos. A privatização dos aeroportos é a única saída para tirar a aviação brasileira do caos. Resta saber se o governo está disposto a ceder à empresa privada a manutenção e o funcionamento dos aeroportos ou se prefere administrá-los mesmo dando prejuízo, somente para lotear seus cargos. Izabel Avallone São Paulo Sem razão Não há a menor justificativa para a privatização. Se isso fosse bom o serviço das empresas aéreas, que são todas privadas, não seria essa porcaria. Marcelo Mateus Santos, SP Em termos Sou a favor de privatizar a administração e manutenção dos prédios, pistas e estacionamentos. Mas controle de vôo, não. André Paro São Paulo Petrobrás Se os aeroportos fossem bem administrados como a Petrobrás, não haveria necessidade de privatizá-los. Kenji Japão Falência total Se os aeroportos também forem privatizados, será a falência da administração pública, que já repassou o ônus das rodovias aos usuários e seqüestrou nosso dinheiro com a CPMF para a saúde - que continua péssima. O problema dos aeroportos não é falta de dinheiro, mas de competência técnica na administração. Tirone Lanix São Paulo Solução da crise Todas as empresas privatizadas estão muito bem administradas, dando muito lucro. E sem corporativismo nem corrupção. Com pessoas competentes em vez de apadrinhados políticos na direção. Acho que essa é a solução para nossa crise aérea. Lucyene Zucala São Paulo Fim do prejuízo Conforme informação divulgada pelo governo, menos da metade dos aeroportos são lucrativos. É melhor privatizar, pois o prejuízo vai acabar e as instalações dos aeroportos passarão a ter padrão internacional. Luiz Diego dos Santos Silva Guarulhos, SP Próxima crise A estrutura governamental é engessada por natureza. E alerto que a próxima crise vai ser no setor portuário. Marcelo Dolzan Itajaí, SC Em toda parte O governo administra mal não apenas no Brasil, mas em todo mundo. A burocracia do Estado é um desastre. Ayrton Miami, EUA

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